Abordagem psicanalítica
- Denise Pinhal

- 26 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Na área da psicologia existem diversas formas de atuação, cada uma delas propõe um olhar e ferramentas específicas para que o profissional possa conduzir a terapia. A minha escolha como via de compreensão diante das questões humanas é a psicanálise.
A psicanálise é a minha base técnica para desenvolver o meu trabalho, a qual me permite entender o funcionamento da mente humana em profundidade. Ela explora não apenas nossos pensamentos conscientes, mas também sentimentos e desejos que muitas vezes estão escondidos em nossa mente (inconscientes), ou seja, aquilo que não percebemos diretamente.
Durante as sessões de psicanálise, a ideia está em buscar a compreensão das raízes dos seus sentimentos, comportamentos e padrões de pensamento, ajudando a trazer à luz aspectos que podem influenciar sua vida de maneiras que você talvez não perceba de imediato, isso pode incluir experiências do passado, memórias esquecidas ou até mesmo emoções que foram reprimidas. É como se a nossa mente, em uma tentativa de nos proteger, escondesse algumas memórias, vivências que podem ser dolorosas.
A psicanálise não busca apenas resolver problemas imediatos, mas promover um entendimento mais profundo de quem você é e como suas experiências moldaram sua vida. É uma jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal, guiada pelo diálogo e pela reflexão, para que você possa alcançar uma maior harmonia emocional e bem-estar.
Assim, durante as sessões de terapia, penso no quanto é importante criar um espaço seguro e acolhedor para que cada paciente possa falar livremente, sem censuras, dizer tudo que tem vontade, tudo que pensa. Dessa forma, juntos (as), podemos compreender suas questões, acessar lembranças, e, aos poucos encontrar as raízes de conflitos psíquicos, bem como entender sua dinâmica interna.
A terapia psicanalítica surge como uma ferramenta importante não apenas para aliviar o sofrimento emocional imediato, mas também para promover um crescimento pessoal contínuo e significativo.


