top of page
Buscar

O que é ansiedade? E como a terapia pode ajudar?

  • Foto do escritor: Denise Pinhal
    Denise Pinhal
  • 17 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

A ansiedade é uma emoção comum e, em algum grau, todos nós a experimentamos. Ela pode surgir em situações do dia a dia que desencadeiam medos, expectativas ou dúvidas; como antes de uma reunião importante, em momentos de mudanças ou até mesmo sem motivo aparente. Entretanto, quando a ansiedade se torna constante e/ou intensa, pode interferir em nossas vidas de diversas formas, prejudicando a qualidade de vida e o bem-estar.

De modo geral, podemos entender que a ansiedade é uma manifestação do inconsciente, uma forma de expressar conflitos internos que não conseguimos resolver de maneira consciente. Assim, a ansiedade surge como um sinal de alerta, indicando que algo não está bem internamente.

A ansiedade pode se manifestar de diferentes maneiras, por meio de sintomas tanto físicos quanto emocionais, tais como: sensação de inquietação, coração acelerado, aperto no peito, falta de ar e sudorese. É comum a sensação de que a ansiedade não tem uma causa aparente, entretanto, ela pode estar relacionada a algo que ainda não conseguimos identificar conscientemente.

Ao longo do processo de psicoterapia para o tratamento de ansiedade, o foco não é simplesmente eliminar a ansiedade e outros sintomas que a acompanham. A terapia oferece um ambiente seguro e acolhedor, para auxiliar o paciente a falar sobre suas experiências e pensamentos, com a finalidade de explorar e entender as raízes desses sintomas, assim, cuidamos não apenas dos sintomas, mas também do que deu origem a eles.

Na terapia o paciente é incentivado a identificar e trabalhar os medos, angústias e desejos que contribuem para o surgimento da ansiedade. Com o tempo e o apoio adequado, é possível entender melhor os motivos por trás da ansiedade e, assim, aprender a lidar com ela de maneira mais saudável

Nesse cenário, buscar ajuda para entender a ansiedade é um passo importante no cuidado com a sua saúde mental. O processo psicoterapêutico é focado no acolhimento e respeito do ritmo de cada paciente. Vale lembrar que você não precisa ter todas as respostas de imediato; o essencial é dar o primeiro passo e começar a explorar o que está acontecendo dentro de si.

Se você sente que a ansiedade tem impactado sua vida negativamente, saiba que buscar ajuda é um ato de cuidado consigo mesmo. A terapia proporciona um espaço seguro para você descobrir as raízes dessa questão (ansiedade) e aprender a viver de forma mais leve e equilibrada. Permita-se viver uma vida mais leve e de acordo com seu desejos e necessidades; vamos juntos (as) cuidar da sua saúde mental.



bottom of page