Como é a primeira sessão de terapia?
- Denise Pinhal

- 1 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Sei que muitas pessoas nunca vivenciaram o processo de psicoterapia e esse cenário desconhecido, às vezes, é acompanhado de dúvidas e inseguranças. Assim, considero essencial contar um pouquinho sobre como é a primeira sessão de terapia, de acordo com a minha forma de trabalho.
A primeira sessão de terapia é um momento muito importante para que eu possa começar a conhecer um pouquinho sobre a história de vida e questões de cada um dos meus pacientes. É um espaço, também, para que eu possa apontar sobre o funcionamento geral da terapia e a minha forma de trabalho, além de estabelecer alguns combinados sobre frequência das sessões, o custo e a confidencialidade.
O meu papel nessa sessão inicial é proporcionar um espaço no qual você se sinta seguro e aceito, sem julgamentos. Por meio da minha escuta ativa, vou ouvir e acolher suas histórias, preocupações, suas necessidades. Você pode falar livremente sobre si, sobre os motivos que te levaram à terapia, se for muito difícil falar, posso te auxiliar, fazer algumas perguntas sobre sua vida pessoal, relacionamentos, histórico de saúde mental e qualquer evento significativo que possa ter impactado você.
Nessa ocasião, você poderá fazer perguntas sobre o processo terapêutico ou a respeito de qualquer outra dúvida que possa ter. Além disso, esse contato inicial é um momento para construirmos uma base de confiança e analisarmos se você se sente confortável com o a minha forma de atuação e com o processo terapêutico.
Além disso, é normal sentir-se um pouco nervoso ou ansioso antes ou durante a primeira sessão de terapia, ao longo do seu processo de psicoterapia a tendência é que esses sintomas sejam reduzidos. Que tal iniciar a sua jornada na terapia? Agende sua sessão aqui.


